Marketing Sensorial: Como Tornar Sua Marca Irresistível

marketing sensorial

Em razão de um cenário tecnológico avançado e de um mundo globalizado, o mercado atual tornou-se muito competitivo. Hoje, pode-se notar, sobretudo, uma oferta de produtos muito similares entre si, tanto quanto à funcionalidade, como quanto à qualidade. A fim de destacarem-se, as marcas investem em embalagens e propagandas, e as que apresentam melhores resultados são aquelas que apelam para os sentimentos de seu público. Por consequência, quando estimulam os sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato –, as empresas estão buscando criar um vínculo emocional com o cliente. Trata-se do marketing sensorial, ou simplesmente mkt sensorial para alguns, técnica que costuma ter alta eficácia, uma vez que os cinco sentidos estão diretamente ligados à parte do cérebro humano responsável pelas memórias e pelas emoções.

Por isso, quando uma estratégia de publicidade utiliza táticas para atingir mais de um dos 5 sentidos, os consumidores são capazes de mergulhar na experiência e podem conectar-se com o produto de maneira mais profunda.

Entenda melhor o que é marketing sensorial e descubra como utilizá-lo para melhorar a performance da sua marca!

O que é marketing sensorial?

Acima de tudo, na hora da compra, uma pessoa procura um produto que possa suprir suas necessidades. Entretanto, a aquisição de uma mercadoria também pode ser motivada pelas percepções do cliente.

E é aí que entra o marketing sensorial: também conhecido como branding sensorial, consiste em uma série de estratégias que exploram maneiras diferentes de transmitir a identidade de uma marca para o público.

Em síntese, o mkt sensorial utiliza a estimulação dos sentidos com o propósito de promover experiências sensoriais. As marcas, então, utilizam técnicas para despertar, de maneira positiva, a audição, o olfato, o paladar, o tato e a visão de seu público-alvo, transformando seu produto ou seu serviço em uma lembrança agradável na mente do consumidor.

Este conceito não é novo, e há décadas empresas têm utilizado o marketing sensorial para encantar e fidelizar seus clientes. É o caso, por exemplo, da Nutty Bavarian, presente no Brasil desde 1996. A marca, que vende castanhas caramelizadas, faz marketing sensorial olfato e identificou, por meio de uma pesquisa, que 66,77% dos consumidores compram as guloseimas após sentir o cheiro característico e atraente delas.

A Netflix é outra empresa que realiza mkt sensorial. O serviço de streaming tem um efeito sonoro utilizado logo que o aplicativo é iniciado – além de na introdução de suas séries originais –, que é reconhecido automaticamente por qualquer usuário e, assim sendo, relaciona a marca a uma sensação prazerosa.

Como aplicar o mkt sensorial?

Por certo, você já percebeu que o marketing sensorial funciona de maneira eficiente para gerar reconhecimento de marca, uma vez que são os nossos sentidos que conectam nosso mundo interno com o externo.

Aprendemos por meio da experimentação e, por consequência, estímulos agradáveis deixam lembranças boas e têm, inclusive, o potencial de criar laços entre um consumidor e uma empresa.

Mas como utilizar o marketing sensorial na prática para ganhar clientes e aumentar suas vendas? Listamos quatro passos para se dar bem com essa estratégia. Continue lendo!

  • Primeiramente, é necessário conhecer bem seu público-alvo e descobrir as características de sua personalidade. Desse modo, é possível entender a quais experiências sensoriais essas pessoas respondem melhor;
  • Em segundo lugar, trabalhe com designers para escolher as cores e formas ideais para o seu negócio e para o seu logotipo. Afinal, a visão é o sentido mais utilizado e é essencial criar uma boa primeira impressão;
  • Em terceiro lugar, encontre seu som: se você tem uma loja física, escolha uma música adequada para tocar no espaço; caso vá fazer anúncios no rádio ou na TV, opte por um jingle condizente com sua marca;
  • Por fim, busque engajar o sistema límbico do cérebro humano, que é responsável pelos sentimentos, por meio do olfato. Você pode, por exemplo, usar um perfume marcante em sua loja ou escritório para te diferenciar da concorrência.

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Anteriormente, citamos que o olfato humano está altamente conectado com as lembranças, com as emoções e com a nostalgia. Todos esses fatores são muito poderosos quando falamos de processo de compra e o cheiro certo pode influenciar um cliente a adquirir determinado produto.

O marketing sensorial olfativo consiste em aromatizar sua loja ou espaço comercial com uma fragrância agradável, com o intuito de melhorar a experiência dos seus clientes, aumentar as vendas, incentivar a lealdade dos consumidores e criar consciência de marca.

Para que esse objetivo seja atingido, é necessário escolher um perfume que agrade seu público-alvo e que combine com os valores da sua empresa e com as cores do seu logotipo.

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